Skip to content
proteção auditiva

Pesquisa mostra que pessoas não usam proteção auditiva em festas e shows

Em pesquisa realizada pela EDM.com, foi concluído que 64% dos participantes de eventos ao vivo não usam proteção auricular. O CDC estabeleceu as condições que devem ser atendidas antes que ocorra a perda auditiva, o nível de volume máximo para dispositivos de escuta pessoal é 105-110dB, de acordo com o seu gráfico, que também é o intervalo para a maioria dos locais de entretenimento.

A perda auditiva pode ocorrer em menos de cinco minutos após a exposição a este nível de volume. Para comparação, o volume médio de uma conversa é em torno de 60 decibéis. As pequenas células ciliadas sensoriais na cóclea do ouvido interno se achatam quando o nível de som está muito alto, enviando impulsos nervosos sonoros para o cérebro.

Essencialmente, se você continuar a achatá-los, eles acabarão morrendo e não crescerão novamente. Frequências distintas induzem respostas diferentes nas células ciliadas sensoriais. Quando eles estão danificados, você não fica completamente surdo, mas perde tons distintos em todo o espectro auditivo, que geralmente são as frequências médias e altas.

A exposição prolongada pode causar zumbido nos ouvidos. Com isso o CDC sugere algumas etapas para evitar a perda ou deficiência auditiva, são eles:

1.   Ficar longe da fonte de produção de som mais alta;

2.    Limitar o tempo de exposição a ruídos de decibéis elevados e trazendo dispositivos de proteção auditiva, como tampões de ouvido.